A investigadora Ana Teresa Viegas, da Universidade de Coimbra, descobriu um potencial alvo terapêutico que pode ser fundamental em tratamentos futuros da doença de Alzheimer.
Eis os nossos desafios: disseminar informação científica, com rigor e isenção;
fazê-la chegar eficazmente ao grande público;
aliciar os jovens e todas as mentes curiosas para os avanços que a Ciência proporciona.
Contribuir, ainda que de forma modesta, para a literacia científica dos nossos concidadãos é a nossa missão.

As sardinhas da costa portuguesa possuem assinaturas moleculares que indicam alguma adaptação às alterações climáticas. Ainda assim, a subida da temperatura das águas oceânicas pode originar uma migração da espécie para norte.

Um grupo de cientistas internacionais, onde se encontra uma investigadora portuguesa, descobriram grandes quantidades de fosfina no planeta Vénus. O que pode indiciar alguma forma de vida primitiva.

Construir um novo aeroporto no Montijo, em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo e uma das zonas húmidas mais importantes do País, é um grave atentado ao pacto Ecológico Europeu, acusam dois prestigiados investigadores nacionais.

A produção intensiva de azeite, além de destruir os ecossistemas do sul do País, está a contaminar as linhas de água. Uma equipa da Universidade de Aveiro descobriu que as amêijoas asiáticas podem contribuir para a descontaminação destas águas.

A possibilidade de se produzir um novo biomaterial reciclável e biodegradável, como se fosse um plástico natural, está mais perto. Graças a uma descoberta, agora revelada, de uma equipa de investigadores nacionais.

Foram identificados os circuitos neurais que, após uma lesão, estão associados ao surgimento de estados de mania ou de depressão em doentes. Este estudo pode dar origem a novos e mais eficazes tratamentos.

O risco de extinção das raras focas-monge-do-Mediterrâneo é real. Um estudo internacional, agora publicado, garante que a espécie perdeu fortemente a sua diversidade genética nos últimos 200 anos.

Um inovador sistema de nanopartículas biodegradáveis poderá permitir que a administração de insulina a pacientes com diabetes de tipo 1 passe a ser feita por via oral.

O mercúrio, um metal muito tóxico e duradouro, tem novo inimigo. Investigadores da Universidade de Aveiro descobriram que as cascas das bananas ajudam a remover metais pesados de águas contaminadas.