Eis os nossos desafios: disseminar informação científica, com rigor e isenção;
fazê-la chegar eficazmente ao grande público;
aliciar os jovens e todas as mentes curiosas para os avanços que a Ciência proporciona.

Contribuir, ainda que de forma modesta, para a literacia científica dos nossos concidadãos é a nossa missão.

Amêijoas asiáticas combatem resíduos de azeite Amêijoas asiáticas combatem resíduos de azeite

A produção intensiva de azeite, além de destruir os ecossistemas do sul do País, está a contaminar as linhas de água. Uma equipa da Universidade de Aveiro descobriu que as amêijoas asiáticas podem contribuir para a descontaminação destas águas.

Saber mais Saber mais
“Plástico” natural e biodegradável “Plástico” natural e biodegradável

A possibilidade de se produzir um novo biomaterial reciclável e biodegradável, como se fosse um plástico natural, está mais perto. Graças a uma descoberta, agora revelada, de uma equipa de investigadores nacionais.

Saber mais Saber mais
Perturbações bipolares podem ter novos tratamentos Perturbações bipolares podem ter novos tratamentos

Foram identificados os circuitos neurais que, após uma lesão, estão associados ao surgimento de estados de mania ou de depressão em doentes. Este estudo pode dar origem a novos e mais eficazes tratamentos.

Saber mais Saber mais
Focas-monge perdem diversidade genética Focas-monge perdem diversidade genética

O risco de extinção das raras focas-monge-do-Mediterrâneo é real. Um estudo internacional, agora publicado, garante que a espécie perdeu fortemente a sua diversidade genética nos últimos 200 anos.

Saber mais Saber mais
Injeções de insulina com dias contados Injeções de insulina com dias contados

Um inovador sistema de nanopartículas biodegradáveis poderá permitir que a administração de insulina a pacientes com diabetes de tipo 1 passe a ser feita por via oral.

Saber mais Saber mais
Casca de banana purifica água contaminada Casca de banana purifica água contaminada

O mercúrio, um metal muito tóxico e duradouro, tem novo inimigo. Investigadores da Universidade de Aveiro descobriram que as cascas das bananas ajudam a remover metais pesados de águas contaminadas.

Saber mais Saber mais
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.
Aceitar