Os investigadores do grupo Eco-flyway dedicam-se ao estudo de questões ecológicas e de conservação de sistemas biológicos em termos de grandes escalas espaciais. Sediados na Universidade de Aveiro, mantêm colaborações com outras instituições ao longo da rota migratória do Atlântico Este - como as Universidades da Islândia, de East Anglia, de Groningen, da Finlândia, entre outras.
Os estudos que desenvolvem com aves limícolas migradoras têm como objetivo entender a conectividade entre os locais que são usados para nidificação (frequentemente no norte da Europa) e os locais de invernada (no sul da Europa e África Ocidental). Este trabalho implica a captura e marcação individual de aves destas espécies, com anilhas de cor nas suas longas patas. Uma vez colocada a combinação de anilhas coloridas, as aves são devolvidas à natureza e podem ser registadas por qualquer um de nós.
Basta ter binóculos ou telescópio, encontrar uma ave marcada, identificar a espécie, registar data, hora, local e a cor de cada anilha na respetiva posição de cada pata (em cima do joelho ou abaixo).
Ao enviar esta informação para o email info.ecoflyway@gmail.com receberá de volta uma resposta com o historial completo da ave registada!
Mas acima de tudo, estará a contribuir para a ciência produzida no estudo da ecologia e conservação destas aves.
Mais informação em: