Injeções de insulina com dias contados

Um inovador sistema de nanopartículas biodegradáveis poderá permitir que a administração de insulina a pacientes com diabetes de tipo 1 passe a ser feita por via oral.

Injeções de insulina com dias contados

Até ao momento, o novo sistema de administração de insulina por via oral, utilizando um sistema baseado em nanopartículas biodegradáveis ainda só foi testado em ratos transgénicos. Mas os resultados são promissores e os investigadores portugueses acreditam que, em breve, as injeções de insulina serão um gesto do passado.

Se tal acontecer, estaremos perante uma inovação que muda decisivamente a qualidade de vida dos doentes de diabetes de tipo 1, dependentes da toma de insulina. O que já é uma certeza é que a insulina encapsulada em nanopartículas degradáveis consegue ultrapassar os ácidos estomacais e a barreira dos intestinos, chegando com eficácia à corrente sanguínea.

Esta descoberta, publicada na revista Journal of Controlled Release, foi desenvolvida por cientistas do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), da Universidade do Porto, em colaboração com o Hospital Universitário de Oslo, na Noruega, tendo como primeira autora Cláudia Azevedo.

Por: Paulo Caetano

Para saber mais:
www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0168365920304363

vamos descobrir mais?
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.
Aceitar