Podcast T2E8: Mário Carvalho - O agricultor conservacionista

Mário Carvalho é um visionário, mas o tempo veio dar-lhe razão. Agrónomo por vocação e formação, dedicou a sua carreira de investigação à agricultura de conservação – um conjunto de práticas agrícolas que promove a sustentabilidade e a biodiversidade, através de sementeiras diretas, rotação de culturas e devolução dos resíduos ao solo de origem.

Este investigador do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, cujo trabalho foi reconhecido com a atribuição em 2016 do Land and Soil Management Award, é um entusiasta do montado e do Alentejo. Na sua visão, os sistemas agro-silvo-pastoris são dos mais completos e os que menores impactos têm na Natureza.

A disponibilidade de água no Alentejo é umas das temáticas que mais preocupa Mário Carvalho. O custo subsidiado da água que tem origem no perímetro de rega da barragem do Alqueva está a distorcer a agricultura alentejana – e o mercado – dando origem a projetos economicamente inviáveis e desastrosos para a biodiversidade.

Uma conversa a não perder.

 

Versão vídeo disponível aqui:

vamos descobrir mais?
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.
Aceitar