Ciência com Impacto e acessível a todos.
Com uma equipa especializada e multifacetada.

Queremos levar ao grande público o saber produzido pelos investigadores nacionais nas diferentes áreas do conhecimento. 

Ciência com Impacto não conhece fronteiras científicas. Queremos divulgar o conhecimento gerado por cientistas portugueses, seja no ambiente e na ecologia, na medicina e outros aspetos da saúde humana, nas engenharias, na física e na química, na arqueologia e na história, nas várias ciências sociais e nas emergentes biotecnologias. Queremos conhecer o nosso mar, os astros que nos cercam e o planeta em que vivemos, partilhando as descobertas feitas pelos nossos investigadores. 

Ciência com Impacto será constituída por notícias com os protagonistas da Ciência, vídeos temáticos de três minutos e podcasts com uma hora de duração. Estes conteúdos terão uma periodicidade semanal. 

Serão ainda realizados debates sobre temas da atualidade, onde o conhecimento cientifico tem um papel relevante para a tomada de decisão. Ciência com Impacto irá promover as iniciativas de ciência cidadã de modo a envolver as empresas e o público em projetos de investigação.

Amadeu Soares
Amadeu Soares
Professor Catedrático

Professor Catedrático na Universidade de Aveiro, diretor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (2001-2019) e um dos vice-coordenadores científicos do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro. Autor de mais de 600 artigos em revistas científicas internacionais, 11 capítulos de livros. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens entre os quais o Prémio «Estímulo à Excelência», do Ministério da Ciência e Ensino Superior (2004), a SETAC-Europe Environmental Education Award (2013), o Galardão Gulbenkian/Oceanário de Lisboa: Governação Sustentável dos Oceanos. Responsabilidade Solidária; Capacitar para Conservar (2010).

Foi membro de vários comités científicos junto da Comissão Europeia, nomeadamente do Comité Científico de Aconselhamento do ECVAM-European Centre for the Validation of Alternative Methods, do Comité Científico sobre Toxicologia, Ecotoxicologia e Ambiente, e do Comité Científico da Agência Europeia de Segurança Alimentar, painel dos Aditivos e Produtos ou Substâncias utilizadas na Alimentação Animal.

Autor e responsável do ciclo de palestras Biologia na Noite do Departamento do Biologia da Universidade de Aveiro, consultor e coordenador cientifico de vários produtos de divulgação de ciência, séries e documentários para televisão, de onde se destacam as séries “1 minuto com Ciência” e “Bio Id & Ciência” para web, o documentário “Laboratórios de Natureza” e a série "Biodiversidade no Hipermercado", ambos para TV.

Joaquim Pedro Ferreira
Joaquim Pedro Ferreira
Investigador

Investigador na área de divulgação científica na Universidade de Aveiro. Doutorado em biologia da conservação (FC/UL) e com pós- doutoramento em promoção e divulgação de ciência. Têm formação profissional em jornalismo na área multimédia (CENJOR).

É autor de vários projetos audiovisuais e mais de uma centena de produtos audiovisuais, de onde se destacam as série “1 minuto com Ciência” e “Bio Id & Ciência” para web, os documentários:  “Laboratórios de Natureza”, “Lousada. Reencontro com a Natureza”, “Migradores de Longa Distância. Entre o Tejo e o Ártico” para TV. É co-autor de mais de uma dúzia de livros, ganhou vários prémios na área de disseminação de conhecimento científico e conservação da natureza, entre eles: 1° Lugar na categoria Meio Ambiente & Ecologia  e Prémio do Público para melhor Documentário no XIII Festival Internacional de Cinema de Turismo Art Tur 2020 com o filme “Lousada. Reencontro com a Natureza”, 1º Prémio na categoria Ecologia e Biodiversidade no IX Festival Internacional de Cinema de Turismo Art Tur 2016 com o filme “Say no to the ilegal trapping of Birds”, 1° Prémio na categoria Ecologia e Biodiversidade no VIII Festival Internacional de Cinema de Turismo Art Tur2015 com o Filme "Don't Let Our Wolves Become Homeless - Last Push", 1º Prémio Ex Aequo de Curtas-Metragens Científicas pelo projecto "Biodiversidade no Hipermercado", Ciencia in Acción.

Responsável pela componente de divulgação de vários projetos de investigação.

Paulo Caetano
Paulo Caetano
Assessor de Comunicação Corporativa Bondalti

Nasceu em Lisboa. Cedo encaminhou a sua vida para o jornalismo, através de uma licenciatura em Ciências da Comunicação. Iniciou a sua vida profissional no já desaparecido jornal O Diário e, ao longo dos dezassete anos seguintes, construiu uma carreira nos media, colaborando de diversas formas com a RTP, a SIC, o Expresso e o Já e ainda com as revistas Sábado, DNA, Pública, Vida Mundial, Volta ao Mundo, Fórum Ambiente e a espanhola Cambio 16. Foi editor e chefe de redação da revista Focus.

Atualmente é Assessor de Comunicação Corporativa da Bondalti. Entre 2002 e 2010 foi fundador e sócio-gerente da editora Má Criação. Foi igualmente co-autor do livro Assessoria de Imprensa, lançado em 2010. Nas duas últimas décadas tem-se dedicado ao ensaio, sobretudo em torno da Conservação da Natureza e do Património Cultural, sendo autor de 20 álbuns centrados nestas temáticas. Força Bruta, Senhores do Bosque, Filhos do Auroque, Alerta pelos Burros, Cavalos Selvagens Ibéricos, Da Terra, Portugal Ainda, Abutres em Portugal e Espanha, Lobos em Portugal, Lince-ibérico e Urso Pardo em Portugal – Crónica de uma Extinção são alguns dos seus títulos. É autor de vários documentários já exibidos na RTP e na SIC, como Laboratórios de Natureza, Águas Livres e Sete Mares.

Também realizou longas metragens documentais como Nos Campos da Idanha e Terra Crua.

Parceiros Científicos
Media Partners
Outros Parceiros
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.
Aceitar